fbpx

ChatGPT e Odontologia, o que podemos esperar?

Recentemente tem se falado muito sobre o tal ChatGPT e o uso da Inteligência artificial (AI) nas mais variadas áreas, tanto na produção de textos simples como na capacidade de interação simultânea desse tipo de ferramenta substituindo em parte a ação humana. Mas será que realmente este tipo de ferramenta pode ser útil para a Odontologia? 

O que é ChatGPT?

 

Como o algoritmo do ChatGPT pode contribuir para a Odontologia?

 

O que eu penso sobre o ChatGPT e Odontologia?

 

O que é ChatGPT?

 

Chat GPT é uma ferramenta gratuita desenvolvida para diálogos virtuais, ou seja, o Chat GPT consegue proporcionar ao usuário uma interação altamente realista e uma comunicação fluida.

Logo, o sucesso do Chat GPT, bem como, a tecnologia empregada na ferramenta, pode representar um novo marco, podendo revolucionar a interação entre as empresas e consumidores, visto que, o Chat GPT apresenta uma forma aprimorada de bate-papo e conversação entre o usuário com a máquina.

Vou deixar aqui um link para um conteúdo de blog super completo sobre o tema para quem tiver curiosidade em saber um pouco mais.

https://www.divia.com.br/chat-gpt-o-que-e-como-acessar-e-como-usar-o-chat-gpt-em-2023

 

Como o algoritmo do ChatGPT pode contribuir para a Odontologia?

 

Quando tive conhecimento dessa tecnologia, logo me veio à cabeça que essa função seria super útil para escrever pequenos textos, legendas para redes sociais ou mesmo para auxiliar em uma busca na web. Às vezes nos faltam palavras para expressar de forma simples um conteúdo técnico por exemplo e nisso acho que o ChatGPT pode ser interessante.

Bom, como fiquei curiosa para entender o quanto realmente este tipo de tecnologia funcionaria para a Odontologia, escrevi a seguinte solicitação no site:

 ” Escreva um texto sobre o tratamento do mordida cruzada posterior”

O tratamento da mordida cruzada posterior é uma intervenção odontológica realizada para corrigir a oclusão dentária. O objetivo é alinhar os dentes superiores e inferiores para obter uma mordida correta e evitar problemas de saúde bucal. A mordida cruzada posterior pode levar a desgaste dentário, dor de cabeça, dor na articulação temporomandibular e problemas de mordida.

O tratamento pode incluir aparelhos ortodônticos, como braquetes ou alinhadores, cirurgia bucal, reabilitação protética ou uma combinação dessas opções. O tratamento adequado depende da gravidade da mordida cruzada posterior e das necessidades individuais do paciente.

Em casos leves, os aparelhos ortodônticos podem ser suficientes para corrigir a mordida cruzada posterior. A cirurgia bucal é uma opção em casos mais graves ou complexos, e pode incluir o uso de enxertos ósseos ou o reposicionamento dos ossos da mandíbula ou maxila.

A reabilitação protética é outra opção de tratamento, que pode incluir a colocação de coroas, ponte ou dentes implante. O objetivo é substituir dentes perdidos ou danificados para restaurar a função e aparência da boca.

É importante lembrar que o tratamento da mordida cruzada posterior pode levar algum tempo, mas o resultado final é uma mordida saudável e funcional. É importante seguir as recomendações do dentista para obter o melhor resultado possível.

E aí o que você achou? Confesso que achei o texto coerente e realmente com uma linguagem simples e de fácil compreensão. Tentei fazer outras simulações também com perguntas mais objetivas e as respostas foram bem interessantes.

 

O que eu penso sobre o ChatGPT e Odontologia?

 

É claro que a Inteligência artificial está aí e não pode ser ignorada. Será que substituirá o trabalho humano? Acredito que não em 100% dos casos, mas certamente facilitará o trabalho em grande parte das funções operacionais. Acredito que este tipo de tecnologia será capaz de definir o diagnóstico ou mesmo auxiliar na conduta terapêutica de diversos procedimentos clínicos, porém, ainda acredito que a ponderação do ser humano será fundamental, pois nada é 100% exato quando se fala de resposta biológica. Portanto, por mais que a Inteligência artificial contribua para a construção de textos, ou mesmo no diagnóstico das maloclusões, o sucesso clínico ainda dependerá da decisão profissional. É preciso entender o que se faz para que possamos individualizar cada caso e mudar de rumo sempre que possível.

Por enquanto vamos aproveitando aquilo que a tecnologia pode nos oferecer e facilitar o nosso dia a dia.

Bons estudos!

 

Juliana Pereira Andriani

Especialista em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares – UFSC
Mestre em Ortodontia – UFSC
Doutoranda em Odontologia – UFSC
Ortodontista clínica – Integre Odontologia – Florianopólis
Profa. Ortodontia e Ortopedia – ABCD/Florianopólis
Profa. Ortodontia e Ortopedia Academia da Odontologia
Founder Academia da Odontologia
×